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A Importância Da Embalagem Para Garantir Uma Experiência Positiva De Consumo No Varejo

A importância da embalagem para garantir uma experiência positiva de consumo no varejo

Por Liliam Benzi*

2024 começa com um evento que determina as tendências do varejo e impacta no desenvolvimento das embalagens. Embora ainda não tenhamos compilado tudo o que aconteceu na NRF 2024 Retail´s Big Show (13-16 Janeiro – EUA), já é possível antecipar alguns cenários que ajudarão a desvendar o futuro do varejo a partir de tendências de marketing com impacto nas embalagens.

Segundo a especialista Vanessa Santini, Head de Marketing da Pricefy by Selbetti, por ser um setor inovador por excelência, o varejo está em constante evolução, com transformações significativas e muitas inovações tecnológicas pautadas pelas mudanças do comportamento do consumidor.

Estes comportamentos determinam não apenas novos modelos para o varejo, mas também impactam no desenvolvimento das embalagens. E para desenvolver embalagens cada vez mais assertivas é preciso levar em consideração cinco tendências de marketing que, segundo a especialista, estarão mais presentes entre no varejo em 2024.

  1. Experiência na loja: a chave do sucesso
  2. Tudo indica que a experiência do cliente permanecerá no epicentro das estratégias de marketing e isto significa que apenas oferecer produtos não basta. Os consumidores buscam personalização, interatividade e conveniência que são entregues justamente a partir das embalagens e do ambiente de compras. Um processo de transição das transações simples para experiências imersivas e encantadoras.

  3. Comunicação omnicanal: uma abordagem holística
  4. A comunicação eficaz continua sendo um diferencial crítico e em 2024  será destaque quem adotar uma abordagem omnicanal integrada. A convergência de canais online e off-line é uma necessidade, assim como a comunicação clara de preço, produto e promoção. Entra novamente em cena a embalagem como principal ponto de contato do produto/marca com o consumidor, no ambiente do varejo, criando uma narrativa envolvente e consistente.

  5. Tecnologia como facilitadora: IA e realidade aumentada
  6. A tecnologia continuará sendo uma aliada e a inteligência artificial (IA) o grande trunfo para personalizar as interações. A realidade aumentada, por exemplo, transforma a maneira como os produtos são visualizados e as soluções inovadoras garantem uma comunicação de preços eficiente e dinâmica; recursos estes também aplicados à embalagem.

  7. Sustentabilidade e responsabilidade social: foco nas ações
  8. Os consumidores modernos estão atentos não apenas ao que compram, mas também à ética das marcas. Portanto, empresas que abraçam a sustentabilidade e a responsabilidade social ganham a preferência dos clientes. E as embalagens devem refletir, a partir de seus materiais e possibilidades de reuso e de reciclagem, este compromisso genuíno da marca/produto com o bem-estar do planeta e da comunidade.

  9. Conteúdo gerado pelo usuário: a voz dos consumidores
  10. O conteúdo gerado pelos consumidores continuará importante, portanto associar este conteúdo à estratégia de marketing cria uma conexão emocional poderosa entre a marca e os consumidores. E a tradução deste conteúdo também pode ser materializada na embalagem.

Enfim, o cenário do varejo e da indústria de embalagens para 2024 é desafiador. Não apenas por conta dos desafios econômicos, mas também pela necessidade de adaptação rápida às mudanças para que a entrega para o consumidor final seja uma experiência positiva, garantindo uma evolução contínua de toda a cadeia de abastecimento e de produção de bens de consumo e de embalagens.

É importante ressaltar mais uma vez que a embalagem é fundamental em todas estas etapas, desde a comunicação com o consumidor no PDV até a tradução dos seus anseios e entrega de uma boa experiência durante o consumo e o pós-consumo.

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

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