skip to Main Content
Dia Mundial da Reciclagem ABIEF

Desde sua criação em 1977, a ABIEF mantém firme o propósito de defender os interesses da indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis. E os mecanismos para tal evoluíram junto com a entidade ao longo desses anos.

Hoje todo o planejamento estratégico da ABIEF é permeado por conceitos de compliance e pela total transparência junto aos seus associados, ao mercado e à sociedade.

sacola

Sacolas Plásticas:

Protegem produtos.
Garantem segurança alimentar.
Evitam contaminação.
Não proliferam insetos ou roedores…

A ABIEF busca ainda a permanente adequação às novas diretrizes dos mercados nacional e internacional, renovando, diariamente, o compromisso assumido com os principais objetivos traçados em sua criação:

    • fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis;
    • alavancar as exportações do setor;
    • criar programas de incentivo à educação ambiental e à reciclagem das embalagens;
    • trabalhar pela isonomia do setor.

A entidade também entende como fundamental a integração de todos os elos da cadeia produtiva das embalagens plásticas flexíveis de modo a gerar valor para as empresas associadas, para os produtos e marcas, e para o consumidor final. Neste sentido, os temas sustentabilidade, reciclagem e educação ambiental estão entre os que recebem atenção especial da Associação. A proposta é gerar valor também para a embalagem flexível pós-consumo, mostrando todos os seus benefícios de proteção e redução de desperdícios de alimentos, e o seu potencial de reciclagem e reuso, dentro do conceito de economia circular.

A atuação do Comitê de Sacolas Plásticas da ABIEF exemplifica bem esta preocupação com ações sustentáveis. Atuando em diversas frentes, este braço da Associação busca encabeçar ações voltadas à educação ambiental e à valorização do plástico, especialmente no que tange às sacolas plásticas. O foco é a disseminação da cultura do descarte adequado das embalagens e sua posterior reciclagem e/ou reutilização.

ABIEF visa contribuir para mudar de vez os paradigmas sobre o uso, descarte correto e reciclabilidade do plástico e a conseqüente valorização de toda a cadeia produtiva. Os principais argumentos deste Programa e da ABIEF na defesa das embalagens plásticas flexíveis, são:

    • o plástico é inerte e atóxico;
    • o plástico não é lixo mas sim matéria-prima valiosa;
    • a indústria está pronta para reciclar todo e qualquer material plástico;
    • a sacola plástica é o único tipo de embalagem que transporta 1.000 vezes o seu peso.

E por que é tão importante participar da ABIEF?

ABIEF é reconhecida como um órgão representativo da indústria de embalagens plásticas flexíveis no Brasil, sua plataforma de projetos e ações garante: networking permanente, monitoramento de números e tendências do mercado, acesso a produtos e serviços diferenciados e plataformas de incentivo para o desenvolvimento sustentável da indústria e do mercado.

Back To Top