skip to Main Content

Anos 70...
A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis nasceu em 1977. Fruto da união de um setor que ratifica a sua importância desde a sua origem. Enfrentar os desafios da economia nacional e encontrar soluções conjuntas para fortalecer ainda mais as embalagens plásticas flexíveis no Brasil são os principais propósitos da associação.

Ata da Assembleia Geral da Constituição da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis.
Ata da Assembleia Geral da Constituição da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis.

Fundada em 1977, a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis) tem como principais objetivos:

• Fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis;
• Alavancar as exportações do setor;
• Criar programas de incentivo à educação ambiental e à reciclagem das embalagens;
• Lutar pela isonomia tributária do setor;
• Buscar o reconhecimento da cadeia produtiva do plástico como uma cadeia de valor.

Anos 80...
Apesar da hiperinflação, as embalagens plásticas flexíveis desempenham um importante papel, marcando presença no cotidiano nacional. A ABIEF intercede junto ao Governo Federal para ajudar pequenas e médias empresas de transformação a se manterem ativas, evitando e diminuindo os pedidos de recuperação.

Evento em 1984
Evento em 1984

O Milagre Econômico prometido nos anos 1970 não perdurou e a década de 80 foi marcada por períodos de instabilidade financeira, crise, desconfiança dos investidores estrangeiros e hiperinflação.
Assim mesmo, o movimento de expansão dos plásticos na vida do brasileiro continuou acontecendo. De modo geral, eles estavam cada vez mais presentes na vida cotidiana, até nas brincadeiras de criança (a Estrela, em 1987, esbanjava prosperidade, chegou a ser a maior fábrica de brinquedos da América Latina e ganhou o prêmio da Revista Exame no setor de plásticos e borrachas).

Anos 90...
Concorrência internacional e recessão marcam esse período. A ABIEF, junto aos seus associados, desempenha papel importante na conscientização da necessidade de modernização do setor.

Posse de Israel Sverner em 1991
Posse de Israel Sverner em 1991

Em 1989, Israel Sverner volta a presidir a ABIEF. Logo no início dos anos 90, sua gestão busca lidar com os efeitos do Plano Collor, realizando balanços, reuniões e pesquisando maneiras de lidar com a crise. Naquele momento, antes da divulgação dos planos econômicos, o otimismo tomava conta dos brasileiros que haviam eleito, pela primeira vez após o regime militar, um Presidente de República. Fernando Collor de Mello chegava ao poder por eleições diretas. Com discurso arrojado, o “caçador de marajás” nem bem assumiu e em 1990 tomou decisões emergenciais para lidar com uma inflação que chegava a cerca de 2.000% ao ano.

Anos 2000...
A entrada nos anos 2000 é marcada pela necessidade perene de inovação. Foco em sustentabilidade, leveza e acabamentos especiais nas embalagens plásticas flexíveis, são pressupostos defendidos pela ABIEF e seus associados. Cresce a demanda por embalagens sustentáveis, seguras para o consumidor e também para o meio ambiente.

Prêmio Embanews em 2006
Prêmio Embanews em 2006

No início da década, as indústrias de embalagens estavam entre as que mais cresciam mundialmente. Havia cada vez menos fronteiras comerciais em um mundo mais globalizado e, com ampla concorrência entre tantos países, a tecnologia passou a ser uma maneira de diferenciar-se e destacar-se no mercado. Nos novos tempos, era preciso mais do que investir; o verbo da vez passou a ser inovar. Os movimentos ecológicos que eclodiram na década anterior mantiveram-se como parte da formação de um consumidor consciente. A demanda por embalagens sustentáveis, seguras para o consumidor e também para o meio ambiente, vai além de grupos restritos e passa a ter um valor social. A indústria corre atrás de soluções. No setor de plásticos, a tendência passou a ser a produção de embalagens cada vez mais leves, que usassem menos plástico em sua composição. Neste quesito, o destaque ficaria para os flexíveis.

Anos 2010...
O forte avanço tecnológico é o responsável pela grande expansão das embalagens plásticas flexíveis no Brasil. As novas tecnologias permitem uma melhor produtividade, reduzindo custos de produção e impulsionam inúmeros segmentos produtivos nacionais. Entre os destaques estão os mercados de alimentos e varejo.

Recy-Plastech 2019
Recy-Plastech 2019

Anos 2020...
Apesar do impacto em função da pandemia de Covid-19, em 2020 especificamente, a indústria brasileira de embalagens flexíveis registrou alta no volume produzido. Também foram registradas altas no consumo aparente e no consumo per capita de embalagens plásticas flexíveis. A ABIEF e seus associados agiram rápido e se adequaram ao novo cenário, evitando que setores estratégicos como alimentos, medicamentos e bebidas fossem impactados com possível desabastecimento de embalagens.

Reunião com associados da ABIEF - Tema: Mercado, abastecimento e tendências.
Reunião com associados da ABIEF - Tema: Mercado, abastecimento e tendências.
Back To Top