Parabéns Rogério! O empresário Rogério Mani, da EPEMA Embalagens, que presidiu a ABIEF - Associação…

Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
Um estudo realizado pela MaxiQuim (Porto Alegre, RS) para a Abief – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis – (São Paulo, SP) indicou que houve aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis de 2023 a 2024, totalizando 2,33 milhões de toneladas.
O faturamento do setor também aumentou em 7,6% no período analisado, chegando ao total de R$ 37,8 bilhões. Além disso, foi percebido um aumento de 4,3% no consumo per capita, que ultrapassou a marca dos 11 kg/hab/ano.
Do montante de embalagens flexíveis produzidas entre o ano passado e o anterior, 41% foram consumidos pela indústria de alimentos, 24,1% foram absorvidos pelo setor de pet food, 13% pelo setor industrial, 12% pela agropecuária e o ramo de bebidas também consumiu 12%.
Resinas recicladas foram usadas na fabricação de 5% do total de embalagens flexíveis produzidas entre 2023 e 2024, indicando um avanço de 2,3% em relação a períodos anteriores. Também foi apontado um aumento de 2,5% da produção de embalagens com resinas virgens.
As importações tiveram crescimento de 58%, ao passo que as exportações apresentaram recuo de 4,2%, passando de 51,5 mil toneladas em 2023 para 3,3 mil toneladas em 2024.
“O setor começa 2025 com o freio parcialmente puxado. O desafio agora é manter a competitividade em um cenário com o dólar em alta, incertezas econômicas e políticas internacionais, custos crescentes e pressão pela sustentabilidade e circularidade das embalagens. O desempenho de nossa indústria frente a esse cenário dependerá muito de como tais medidas impactarão, principalmente, os segmentos de alimentos e bebidas, nossos principais clientes. Por outro lado, a perspectiva é de crescimento para o setor do agronegócio, também importante para a cadeia de flexíveis”, comentou Eduardo Berkovitz, presidente da Abief.
Mais informações podem ser obtidas no site da Abief. Nas seções Mercado e Petroquímicos em nosso portal você confere mais informações sobre o setor de plásticos.
Fonte: Plástico Industrial
This Post Has 0 Comments